À G∴D∴G∴A∴D∴U∴
G∴L∴E∴S∴P∴

A∴R∴L∴S∴NOVA LUZ JOAQUINENSE Nº 576

A história da loja começa com os IIr∴ Sebastião Luís Garcia Jr., Robson Walter Martini (ambos ex-obreiros) e Walter Martins, que foram iniciados na Nova Luz, Or∴ de Ituverava – SP/GOP. Posteriormente, foram iniciados mais 12 IIr∴, completando a relação de membros fundadores.

Com 15 IIr∴, enfim foi fundada a Nova Luz Joaquinense / GOP, tendo o IIr∴ Humberto Sinhorini Chaibub  sido o 1º V∴M∴.

Em 2003 a Loja passa a GLESP (Grande Loja do Estado de São Paulo), sendo V∴M∴ Walter, e o G∴M∴ Pedro L. R. Gagliardi.

Com empenho dos IIr∴ e com a grande ajuda do Ir∴Barbar e seu tio Faez Badran, foi possível construir o templo da loja e o salão de eventos “Elmaz Badran Chaul”.

Foi criada também a Paramaçônica “Associação Filantrópica Faez Badran”, responsável pela administração do C.E.P.I.M., que conta atualmente com mais de 260 crianças sendo atendidas.

A Loja, que já teve o Ir∴ Walter como Ministro do S∴T∴M∴ e tem o Ir∴ Barbar como Del∴ do 1º Distr∴ da 27ª Reg∴ e Grde∴Repr∴ da Grde∴Loj∴do Est∴ da Virginia junto à GLESP, quando o Ir∴ Barbar recebeu o título de Membro Vitalício em Perpetuidade da Loja Manchester 14, Or∴ Richmond-VA/USA onde fazem parte seus primos IIr∴Elias, Nabil, George e Michael, além de Edward, que na gestão do V∴M∴ Marcussi recebeu o título de Membro Honorário desta oficina, convivendo em estreita união.

Com 16 anos de história, a Loja tem hoje 42 IIr∴ no quadro, sendo 12 MM∴II∴: Walter, Barbar, Ataliba, Sylvio, Bernardino, Marcussi, Luis Cláudio, Sérgio, Édson, Ivair, Dezem e José Kalil.

Oriente de São Joaquim da Barra – São Paulo

O Estandarte vermelho e dourado simboliza energia, força e União Fraterna. O triângulo ostenta o olho onividente com o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Em cima o sol e a lua que orientam nossos trabalhos sem interrupção. Abaixo os triângulos no Grau de Apr∴ pois nos mostra que somos eternos Apr∴. No centro o símbolo da imortalidade, os ramos da acássia, nos lembrando de que o “Novo Sempre Vem”.